MANAUS – O paciente com o novo coronavírus internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus, é oriundo do município de Parintins.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, o paciente é do sexo masculino, e teria sido infectado em um evento ao ter contato com pessoas do estado de São Paulo.
De acordo com Rosemary, o estado do paciente é estável. A idade dele não foi divulgada. Segundo o secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias, ao ser identificado o caso no município, o serviço de UTI aérea da Susam fez a transferência do homem para Manaus.
A partir de segunda-feira (23), o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, em Manaus, passará a atender somente casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.
Pacientes que precisarem de atendimento de urgência e emergência que não sejam relacionados ao novo coronavírus devem procurar outros prontos-socorros.
Rodrigo Tobias informou que o hospital tem atualmente 50 leitos de UTI reservados para casos de Covid-19, e que a Susam já iniciou um trabalho para ampliar essa capacidade da unidade para 150 leitos.
1ª paciente curada
A diretora-presidente da FVS ressaltou em coletiva neste domingo (22) que a primeira paciente infectada pelo novo coronavírus no Amazonas já está curada.
Segundo o governo, ao completar o período de quarentena, a paciente não apresentou mais nenhum sintoma da doença. Essa paciente, uma mulher de 39 anos, foi infectada em Londres (Inglaterra). O caso foi divulgado no dia 13 deste mês.
Atualização
Dados divulgados neste domingo mostram que o Amazonas tem agora 26 casos confirmados de Covid-19.
Outros 24 casos notificados passam por exames para confirmar ou não o diagnóstico.
+Comentadas 1