MANAUS – A Direção Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) decidiu, no último final de semana, instituir uma comissão para vir a Manaus com a missão de convencer o deputado Sinésio Campos a desistir da pré-candidatura a prefeito e unificar o partido em torno do nome de José Ricardo para a disputa.
De acordo com membro do PT que preferiu não ter o nome revelado, a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffman, vai presidir a comissão.
“Sinésio está bastante irredutível, mas a Nacional quer instituir o diálogo, afinal ele é o presidente estadual do partido. Mas a escolha do nome do José Ricardo é uma orientação do Lula, e a comissão está indo para unificar o partido”, disse o membro do PT ao ESTADO POLÍTICO.
Além de Gleisi, outros quatros membros integram o grupo: José Geraldo; Anne Karolyne Moura; Paulo Teixeira e Romênio Pereira. A Comissão deverá vir a Manaus até o final de março.
“Essa definição não irá passar de 4 de abril. Se passar, a nacional define. Há uma resolução estabelecendo que em cidades acima de 200 mil eleitores, a palavra final, em caso de impasse, é da nacional. Então, na prática, é a nacional que homologa o nome do candidato do partido na disputa pelo prefeitura em Manaus”, detalhou o membro do Partido dos Trabalhadores.
As prévias para definir o candidato do partido estão marcadas para acontecer no dia 4 de abril.
Pré-candidatos
Até aqui, o PT, em Manaus, possui dois nomes que desejam disputar a cadeira de Arthur Neto (PSDB): Sinésio Campos e José Ricardo.
No dia 10 deste mês, Sinésio formalizou a pré-candidatura a prefeito de Manaus. Na ocasião, o deputado declarou que no PT “não existem candidaturas natas” e nem “impostas”.
Três dias depois, foi a vez do deputado federal José Ricardo lançar sua pré-candidatura.
Durante o ato, José Ricardo recebeu o apoio daquele que deve ser decisivo nas prévias por comandar uma das principais correntes internas do partido e contar com boa parte dos votos dos delegados que escolherão o candidato: o presidente municipal da sigla, Valdemir Santana.
“Nesses 40 anos que o PT tem, na flor da idade, eu tenho a certeza nós vamos fazer um prefeito de Manaus. Depende de nós escolhermos um candidato certo para isso. A gente respeita a posição dos companheiros que vão se inscrever até o dia 20, mas a gente sabe quem é o candidato. Tá certo? Que fique bem claro isso”, declarou Santana durante o ato, na presença de militantes apoiadores de José Ricardo.