MANAUS – O reitor da FUNATI (Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade), Euler Ribeiro, informou na tarde desta sexta-feira, 13, que estão suspensas as aulas dos mais de 3 mil alunos idosos da instituição, em decorrência da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Amazonas.
“Sem causar pânico, como foi colocado pelos secretários (municipal e estadual de Saúde) e a diretora-presidente da FVS, nós vamos suspender aulas somente das pessoas com 60 anos ou mais. Sendo assim, os 3 mil idosos que são matriculados na FUnATI, esses ficarão quatro semanas de “stand by” esperando todo o processo que está sendo organizado pelo governo do Estado com muita atenção para prevenir, em vez de remediar”, disse o reitor.
A declaração foi dada em coletiva na tarde desta sexta, na sede do governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste, após reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratório – Covid-19.
Idosos formam grupo que mais preocupa
Reportagem da Agência Brasil publicada nesta sexta, mostra que os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.
Estudo do Centro para a Prevenção e Combate a Doenças da China analisou casos no país, tomando exemplos do mês de fevereiro, e identificou que a taxa de mortalidade avança conforme a idade.
Enquanto entre 0 e 49 anos ela não passa de 1%, entre 50 e 59 fica em 1,3%, entre 60 e 69 vai para 3,6%, entre 70 e 79 anos sobe para 8% e acima dos 80 chega a 14,8%.
Primeiro caso
O primeiro caso do novo coronavírus, o COVID-19, foi confirmado, no Amazonas, nesta sexta. De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, trata-se de um paciente do sexo feminino, que esteve na Europa.
“Essa paciente encontra-se hoje bem, estável, sem febre, com poucos sintomas e em isolamento domiciliar. Todas as ações de vigilância estão sendo realizadas em tempo hábil, tanto pelo equipe da FVS quanto da Susam. Estamos diante de um caso, portanto, importado”, disse a diretora.
Sintomas
A transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O estado reforça as medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, uso de lenço descartável, evitar locais aglomerados, além de alertar a população para em casos de sinais e sintomas graves da doença procurar uma unidade de urgência estadual.