MANAUS – O governo do Estado divulgou na tarde desta sexta-feira, 13, o primeiro caso confirmado, no Amazonas, para o novo coronavírus, o COVID-19.
O exame foi realizado pelo o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS).
De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, trata-se de uma paciente do sexo feminino, que esteve no Amazonas.
“Essa paciente encontra-se hoje bem, estável, sem febre, com poucos sintomas e em isolamento domiciliar. Todas as ações de vigilância estão sendo realizadas em tempo hábil, tanto pelo equipe da FVS quanto da Susam. Estamos diante de um caso, portanto, importado”, disse a diretora.
A declaração foi dada em coletiva na tarde desta sexta, na sede do governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste, após reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional Ampliado de Gestão de Emergência em Saúde Pública para Resposta Rápida aos Vírus Respiratório – Covid-19.
Sintomas
A transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O estado reforça as medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, uso de lenço descartável, evitar locais aglomerados, além de alertar a população para em casos de sinais e sintomas graves da doença procurar uma unidade de urgência estadual.
Atualização de SRAG
A FVS-AM divulgou na quinta-feira (05), a 10ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, que corresponde à análise de notificação de novembro de 2019 até o dia 12 de março de 2020.
Segundo o boletim, foram notificados, até o momento, 286 casos de SRAG, sendo 256 apenas na capital amazonense. Destes, foram confirmados 55 casos por vírus respiratórios, sendo identificados 22 casos provocados por Adenovírus, 15 casos de Influenza B, dez para Vírus Sincicial Respiratório (VSR), quatro por Influenza A (H1N1), dois para Metapneumovírus e dois por Parainfluenza 1.
Nessa mesma edição, a FVS informa que no total foram registrados, a partir de novembro, 35 óbitos por SRAG. E pela quarta semana consecutiva permanecem nove óbitos por vírus respiratórios e 26 por outras síndromes respiratórias não virais.
Os nove óbitos por vírus respiratórios foram de pessoas residentes em Manaus: 4 Adenovírus, 3 por Influenza B, 1 Vírus Sincicial Respiratório (VRS) e 1 Metapenumovírus.
+Comentadas 1