MANAUS – O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quinta-feira, 12, em visita a Manaus, que irá apoiar a bancada do Amazonas na busca por uma proposta de Reforma Tributária que preserve os incentivos fiscais do Modelo Zona Franca.
“Eu que já estava convencido pelo Omar (Aziz) e Eduardo (Braga), saio daqui mais convencido, como mais um soldado ao lado de vocês, amazonenses, ao lado do povo do norte do país, pois sou do norte, sou do Amapá. Estamos de mãos dadas e vamos buscar uma alternativa (na Reforma Tributária) de que forma nenhuma atrapalhe esse modelo de sucesso. A nossa manifestação, enquanto presidente do Congresso Nacional, é de apoio total e irrestrito à Zona Franca de Manaus”, disse Alcolumbre.
A declaração de Alcolumbre foi dada em coletiva após reunião com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na sede do governo, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Participaram da reunião o presidente da Comissão mista da Reforma Tributária. Senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e o relator, deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB) e a bancada federal do Amazonas.
Alcolumbre lembrou que o Senado aprovou em julho de 2014 a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga os benefícios da Zona Franca de Manaus até 2073.
“Mas temos que estar atentos e vigilantes porque é um modelo de sucesso. As pessoas precisam conhecer esse modelo, muitos que estão aí se aventurando a criticar o modelo não tem a noção do que isso significa para essa região importante do Brasil e o que de fato ele produz aos brasileiros do norte do país e que os reflexos da produção da Zona Franca atendem a todo país”, falou o presidente do Senado.