MANAUS – O voo da comitiva do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), desembarca em Manaus por volta das 9h30 desta quinta-feira (12). Às 10h, Alcolumbre e os demais senadores visitam a fábrica da Moto Honda, no Distrito Industrial, e, após o almoço, o grupo terá uma reunião com o governador Wilson Lima (PSC).
A informação é do senador Omar Aziz (PSD), que articulou a vinda de Alcolumbre à cidade. Além do senador amapaense, que também acumula o posto de presidente do Congresso Nacional, integram a comitiva o presidente da Comissão Mista da Reforma Tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e o relator, deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB). “E estamos levando a bancada [amazonense] junto. Nós estamos indo junto”, adiantou Omar.
A ideia é sensibilizar os representantes do Congresso para a importância da manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) no âmbito da reforma.
Ao confirmar a visita, no início da semana, o governador Wilson Lima disse que pretender “arrancar” do grupo de parlamentares um compromisso com o modelo, alvo de seguidas tentativas de esvaziamento pelo governo federal.
Omar disse nesta terça-feira (10) ao ESTADO POLÍTICO que hoje estados como São Paulo e Minas Gerais não estão satisfeitos com o teor da proposta de reforma apresentada. “E não é boa para o Amazonas também”, observou.
O senador afirmou que a mais nova preocupação das bancadas são as propostas que o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve apresentar ao texto. Guedes anunciou, na segunda-feira (9), que o governo vai mandar “nessa semana ou na semana que vem, a nossa contribuição inicial à reforma”. O assunto deve estar na pauta de discussão em Manaus.
“O que nos preocupa nesse momento é que, ontem (9), o ministro Paulo Guedes disse que está mandando uma reforma tributária para cá (para o Congresso) essa semana e nós estamos discutindo uma”, disse.
À tarde, após o encontro com Wilson Lima, os parlamentares concedem uma entrevista coletiva na sede do Governo do Amazonas, na Compensa, Zona Oeste da capital.