MANAUS – O Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 no Amazonas ingressou, nesta terça-feira, 10, no MP-AM (Ministério Público Estadual), com denúncia contra o vereador Diego Afonso (PDT), por crime eleitoral.
O Comitê está denunciando o parlamentar pelo projeto social “Gabinete Móvel”, que leva, segundo a denúncia, a estrutura do gabinete do representado e, também, de órgãos do Poder Público aos bairros de Manaus.
A presença dele nos eventos do projeto e junto a eleitores configura, de acordo com o Comitê, na prática de assistencialismo eleitoral.
“Pela denúncia recebida pelo Comitê, é inegável que o denunciado é pré-candidato à reeleição nas eleições de 2020 e estaria realizando assistencialismo com objetivo eleitoral, configurando graves crimes eleitorais”, diz trecho da representação encaminhada ao MP-AM.
Para o Comitê, tais atividades ferem o artigo 73, parágrafo 11 da lei 9.504/97 (Lei das Eleições), que proíbe a realização de programas sociais, por candidato ou entidade vinculada a candidato.
Outro lado
Procurado pela reportagem, o vereador Diego Afonso informou, por meio de sua assessoria, que vai aguardar ser notificado pelo MP-AM para apresentar defesa contra a denúncia apresentada pelo Comitê.