MANAUS – Foi instalado na manhã desta quinta-feira (7), o Comitê de Combate à Corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2018. O grupo de trabalho tem a finalidade de conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, atuar no processo de fiscalização do certame eleitoral e buscar compromisso dos candidatos com a ética na política.
O Comitê é formado por membros da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas (OAB-AM), Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Norte1), Conselho Regional de Administração – CRA/AM, Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Conselho Regional de Economia – Corecon-AM, Sindicato dos Fazendários do Amazonas, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – Mcce, entre outras instituições.
A instalação ocorreu na sede do arcebispado de Manaus e contou com a presença do Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, e do presidente da OAB/AM, advogado Marco Aurélio de Lima Choy; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Manoel Júnior; do presidente do Conselho Regional de Economia – Corecon, Francisco Mourão Júnior, do presidente do Conselho Regional de Administração – Inácio Guedes, do representante da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Wilson Reis e do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, Davi Almeida, dentre outros convidados.
“É com grande satisfação que a OAB-AM integra mais uma vez esse comitê, uma iniciativa que foi lançada em 2016 com o total apoio da Ordem e seus mais de 14 mil advogados e que tem somado com a sociedade amazonense na coibição dos abusos e ilegalidades praticadas durante o período eleitoral”, disse o presidente da OAB-AM Marco Aurélio Choy.
O presidente da Comissão de Ética na Política da OAB-AM, Carlos Santiago, destacou que a lisura do processo eleitoral deve ser compromisso de todos os envolvidos nas eleições. Segundo o advogado, a fiscalização durante o processo eleitoral no estado serão intensificadas, como por exemplo, nas instituições religiosas, nos locais de uso comum.
“Vamos tentar detectar toda e qualquer ilegalidade, e as denúncias recebidas serão feitas diligências para constatarmos se o político tinha ali interesse ou não de fazer promoção pessoal. As denúncias que tiverem procedência, vamos encaminhar ao Ministério Público Federal para tomar as devidas providências judiciais. Também vamos propor compromissos com os nossos futuros governantes. A nossa missão é conscientizar a população sobre a importância do voto, a importância de se votar bem, da importância de ir votar, pois a democracia nesse país se faz com o exercício do voto. Precisamos acabar de vez com essa desesperança de não participar do processo político, pelo contrário, é momento de se envolver e melhorar a política, o que por consequência melhora o quadro de políticos. Isso certamente vai nos dá bons governantes e uma sociedade mais feliz e bem atendida”, detalhou Santiago.
Histórico
O Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois nas Eleições foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com o objetivo de propor uma reforma política inclusiva com mais participação da mulher na vida política, com mais negros e índios nos parlamentos e nos governos; fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto para melhorar a qualidade da democracia e dos políticos brasileiros, além de fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral.