MANAUS – Depende da sanção do governador Wilson Lima para entrar em vigor, um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (4) pelos deputados estaduais que cria o Selo Restaurante Amigo do Bariátrico, que será concedido aos estabelecimentos do Amazonas que ofertarem desconto de, ao menos, 40% no preço das refeições na modalidade rodízio e festival gastronômico para as pessoas submetidas à cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica).
O PL 467/2019 de autoria do deputado João Luiz (Republicanos) foi aprovado por unanimidade na sessão da Assembleia Legislativa (ALE-AM). Para o autor, a proposta é um incentivo aos estabelecimentos que pregam o princípio da igualdade, garantindo condições mais justas a quem tem a capacidade alimentar reduzida.
A cirurgia reduz a quantidade de absorção de alimentos no corpo, reduzindo também a ingestão de alimentos, porque a bolsa gástrica é reduzida. Os pacientes submetidos à bariátrica recebem uma carteirinha, expedida pelo médico responsável pelo procedimento cirúrgico, comprovando a nova condição do paciente.
A carteirinha, a princípio, serve para ser apresentada em hospitais e clínicas, mas caso a lei seja sancionada também servirá para ser apresentada em restaurantes, para que as pessoas operadas possam pagar valor compatível com o que será consumido.