MANAUS – Opositor ao governo de Wilson Lima e Carlos Almeida Filho, o deputado estadual Wilker Barreto anunciou neste domingo (1°) que a Executiva Estadual do Podemos, presidida por ele, emitiu um comunicado para todos os afiliados e executivas municipais da sigla proibindo alianças com os partidos Social Cristão (PSC) e Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), legendas do governador e do vice, respectivamente.
Em suas redes sociais, Wilker afirmou que a decisão atende os princípios da sigla, que discorda da condução política e administrativa feitas pelos partidos que abrigam Wilson e Carlos, “e assim tendo o objetivo de garantir uma maior integridade e transparência para o Pleito 2020”.
“Em face do cenário político atual, a medida adotada por meio da Resolução 01/2020 não vai permitir que nenhum candidato aos cargos majoritários e proporcionais recebam apoio dos partidos vetados pela sigla”, explica a nota.
A resolução determina ajnda que qualquer coligação deverá ser previamente autorizada pela Executiva Estadual. “Atitude que contrarie o comunicado acarretará em sanções, como a inviabilização da candidatura”, avisou.