MANAUS – O Amazonas investigou neste final de semana o primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19). A paciente era uma mulher e após exames, teve o diagnóstico negativo para o novo vírus.
De acordo com o secretário de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, o caso foi notificado na sexta-feira, 28, em um hospital particular da Manaus, por volta das 18h30. A paciente é uma mulher entre 30 e 40 anos que esteve na Itália. O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas teve a confirmação que descartou para caso de coronavírus por volta das 13h deste sábado.
“Notificamos um caso suspeito para coronavírus, mas esse caso não é de coronavírus. Fizemos um teste laboratorial porque essa paciente tinha todas as características que preenchia o caso como suspeito, mas o resultado laboratorial indicou que não é caso de coronavírus, mas sim de vírus sincicial respiratório (VSR). Isso significa que não há casos suspeitos e/ou confirmados de coronavírus no Estado do Amazonas”, disse o secretário de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias.
A declaração foi dada em coletiva realizada na sede da FVS (Fundação de Vigilância Sanitária), localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Antônio Aleixo, na tarde deste sábado, 29.
De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, a paciente apresentava febre e tosse. Uma hora após a notificação, a FVS, segundo Rosemary, estava na unidade privada investigando o caso.
“A paciente já saiu da Europa com sintoma de febre, se sentindo mal, com outros sintomas respiratórios. Ela usou de bom senso e veio o tempo todo protegida por máscaras. Do lado dela, o avião estava relativamente vazio, sem pessoas muito próximas. Quando chegou aqui [em Manaus], ela de imediato deixou as malas em casa, não entrou em contato com ninguém e procurou a unidade privada de atendimento, onde ela foi diagnosticada como possível caso [de coronavírus] e de imediato foram acionadas as medidas de segurança”, disse Rosemary.
O secretário municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, afirmou que as mais de 220 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para identificar os possíveis casos suspeitos e, de imediato, encaminhar ao hospital de referência Delphina Aziz, localizado na avenida Torquato Tapajós, zona Norte.
“Manaus está com um forte esquema de saúde preparado para identificar e, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, isolar possíveis casos do novo coronavírus. Neste sábado, tivemos um alerta que, após análise, foi descartado pelas equipes integradas de saúde”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.
A diretora-presidente da FVS destacou que, apesar do descarte para coronavírus nesse caso, a população deve se manter alerta, pois o Amazonas está no período sazonal para vírus respiratórios e há casos registrados de Influenza A e B, além do sincicial, que pode evoluir para quadros graves, principalmente em crianças menores de dois anos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Monitoramento
A Susam monitora ainda, desde a quinta-feira, 27, duas pessoas residentes em Manaus que estavam no avião do passageiro que testou positivo para coronavírus no Brasil.
Essas pessoas não apresentam nenhum sintoma da doença, mas passam por monitoramento.
O que diz o Ministério da Saúde
O Brasil, até esta sexta-feira, 28, tinha 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações – há somente um caso positivo. O levantamento aponta ainda que outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento.
No balanço anterior, divulgado nesta quinta-feira (27), havia 132 casos e outras 213 notificações, mas muitas delas não foram confirmadas como casos suspeitos.
O levantamento mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).