MANAUS – Os 46 membros do Diretório Municipal de Manaus do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas se reúnem na manhã deste sábado (29), a partir das 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos, Zona Sul da capital, para discutir as estratégias para a disputa pela prefeitura e câmara de vereadores.
É nessa reunião que será definido o calendário eleitoral interno para a inscrição dos pré-candidatos do partido. Também serão apresentados um Balanço da atuação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e a prestação de contas do mandato do deputado federal José Ricardo Wendling, que figura entre os postulantes a candidato do partido a prefeito de Manaus.
A expectativa é que os candidatos do partido sejam definidos já em março.
O diretório, conforme explicou Elton Aleme, secretário municipal de políticas agrárias do PT-AM, é uma das instâncias máximas do partido no município.
“A maioria das forças políticas internas do PT possuem representantes nesse diretório municipal”, destacou.
“O presidente Valdemir Santana tem demonstrado empenho em garantir que o PT de Manaus formalize seu candidato a prefeito ainda no mês de março”, observou Aleme.
Além do grupo ligado a José Ricardo, cujo nome foi defendido pelo ex-presidente Lula da Silva para a disputa pela prefeitura, o colegiado tem representantes do deputado estadual Sinésio Campos, que também já demonstrou interesse em ser candidato a prefeito.
Segundo o dirigente, há uma maioria de grupos que deseja especialmente definir o nome que vai disputar como candidato a prefeito na reunião deste sábado.
“Por que isso ajuda o partido também a dialogar com outros partidos em busca de uma aliança e também para fortalecer a chapa de vereadores desde que tenha um nome que esteja bem colocado para prefeito”, disse.
“O presidente e a direção têm trabalhado fortemente para unificar o PT no nome que tiver mais condição de disputar e que tenha chances reais de vencer a eleição”, afirmou.
Na avaliação de Aleme, o deputado José Ricardo é o pré-candidato a prefeito do partido que tem mais chances de vencer a eleição. Esse é o desejo majoritário da militância, disse.
“Parece que também é um desejo de grandes lideranças nacionais, até mesmo o Lula Já disse que o candidato dele em Manaus é o José Ricardo. Creio que seja a lógica mais correta para o PT”, opinou.
“Poucos foram os momentos em que o deputado Sinésio se apresentou como pré-candidato. Uma ou duas vezes”, observou.
Para ele, Sinésio Campos, que é presidente estadual do partido, tem o desafio de, no pleito de 2020, levar o PT no interior do Amazonas à vitória. “Os municípios estão precisando do seu presidente estadual para vencerem as eleições no interior”, defendeu.
“Acho que o maior papel do Sinésio deveria ser de articular e garantir que o PT eleja vereadores e vereadoras e prefeitos e prefeitas no interior do Estado, que lhe fez presidente. Essa deve ser a grande missão do gigante”, acrescentou.