MANAUS – O Ministério Público Estadual (MP-AM) instaurou um inquérito civil para apurar a responsabilidade pela fuga dos 35 detentos do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM2), por meio de túnel, no dia 12 de maio.
A portaria sobre o caso foi assinada no dia 14 de maio pelo promotor Antônio José Mancilha, mas só foi publicada no Diário Oficial do MP-AM nesta segunda-feira (4).
O promotor requisitou da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) que o atual titular da pasta, coronel Cleitman Coelho, compareça ao MP-AM para prestar depoimento e apresentar documentos que demonstrem quais as medidas adotadas na construção dos túneis que facilitariam ou facilitaram a fuga dos detentos, apresentando também o relatório conclusivo das investigações, e caso não tenham sido concluídas, o estado em que se encontram.
Na portaria, o promotor solicita ainda que a Seap entregue ao MP-AM a relação nominal dos fugitivos e a indicação de suas situações jurídicas individuais, informando se são presos provisórios ou condenados. / J.A.