MANAUS – O Governo do Amazonas vai entregar a gestão do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto a uma Organização Social (OS).
A medida foi anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), na noite de quinta-feira (20).
O comunicado convocando instituições interessadas no contrato de gestão da unidade foi publicado em Diário Oficial do dia 17.
Segundo o comunicado, a Susam pretende assinar em março o contrato de gestão com a OS que for escolhida.
No texto enviado à imprensa, o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, afirma que com o gerenciamento da unidade realizado por uma Organização Social será possível aliar serviço de melhor qualidade com economia de recursos.
“Entendemos que esse modelo de gestão aumenta o nível da qualidade do serviço, e nos permitirá comparar esta unidade com outras de mesmo porte, ajudando a descobrir porque uma unidade é mais eficiente que outra. A perspectiva do governo é que a gente economize em torno de 25% por mês”, diz Rodrigo Tobias.
O secretário ressalta que o modelo de gestão de unidades por Organizações Sociais, que está consolidado em vários estados, é apenas uma das formas que o Amazonas tem lançado mão para tornar a rede pública de saúde mais eficiente.
“A Organização Social é um modelo de gestão na área da saúde pública presente em outros estados há mais de 25 anos, e o sucesso de uma gestão que tem uma Organização Social se dá no dispositivo de controle e avaliação das metas acordadas entre o governo e a contratada”, afirma Rodrigo Tobias.
Confirmada a contratação, o 28 de Agosto passa a ser a segunda grande unidade da rede estadual de saúde a ser administrada por Organização Social na gestão do governo Wilson Lima (PSC). A primeira foi o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.
Oposição é contra
Na ALE-AM, a decisão do governo de passar para Organizações Sociais o gerenciamento de unidades de saúde é criticada pela oposição.
O líder da minoria na Casa, Wilker Barreto (Podemos), afirmou que vai solicitar uma reunião da Comissão de Saúde, presidida pela deputada estadual Dra. Mayara (PP), para explicar a necessidade da contratação de uma OS (Organização Social) para o HPS 28 de Agosto.