MANAUS – Representantes da equipe de inteligência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, chegaram a Manaus na quarta-feira, 12, e já iniciaram uma ‘varredura’ nos presídios do Amazonas. Os integrantes chegaram a capital um dia após reunião, em Brasília, entre o governador do Amazonas, Wilson Lima e Moro, onde foram apresentadas as estratégias de combate do governo estadual contra o crime organizado.
Na segunda-feira, 10, diante do conflito entre facções criminosas em Manaus, o governo do Amazonas decidiu instalar o Gabinete de Crise da Segurança Pública.
Procurada pelo ESTADO POLÍTICO, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) informou que os representantes que integram a equipe de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça, realizam vistoria nos presídios junto aos integrantes do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Seap.
Nesta quinta-feira, 13, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), declarou que as duas equipes trabalham na identificação de detentos que possivelmente podem vir a ser transferidos para presídios de segurança máxima.
“Eu estou aqui com representantes do sistema de inteligência e do sistema prisional fazendo uma varredura e que estão nos auxiliando na identificação desses internos que podem ser transferidos ou não para unidades de segurança máxima, e inclusive, acrescentando alguns protocolos de segurança para garantir a estabilidade do sistema”, disse Wilson.
A declaração do governador foi dada em entrevista durante visita ao município do Careiro da Várzea, acompanhado do então ministro da Cidadania, Osmar Terra, demitido na noite desta quinta.
No local, o governador e Osmar Terra acompanharam a execução local do Programa Criança Feliz, projeto do Governo Federal de assistência social domiciliar para o desenvolvimento infantil.