MANAUS – O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) anunciou nesta quinta-feira (13), na tribuna da ALE-AM (Assembleia Legislativa), que irá construir “um projeto para Manaus”, que, segundo ele, poderá ser executado pelo próximo prefeito da capital do Amazonas. Questionado se a iniciativa é o lançamento de uma pré-candidatura, ele disse que não.
“Não estou preocupado nesse momento com candidaturas, ou com nomes, ou com partidos. A nossa preocupação é poder apresentar um projeto viável, um projeto solidificado para a Manaus do futuro”, disse Nicolau.
Segundo o deputado, o plano será construído com participação da população. Nicolau criticou ainda políticos que se candidatam a cargos no Executivo sem plano de governo.
“Nós estamos lançando um projeto que é o ‘Pra Frente, Manaus’, e esse projeto é justamente para evitar que governos ganhem uma eleição sem planejar, sem conhecer, e sem discutir com a sociedade as alternativas. E esse programa tem esse objetivo, de buscar a sociedade, técnicos, políticos, para unir e discutir projetos viáveis, para que nós não possamos patinar”, declarou Nicolau.
O deputado afirmou que a ideia é uma iniciativa pessoal, e não do partido.
“É uma iniciativa pessoal. Ao longo da minha trajetória, fui vereador, deputado estadual, e todas as ideias que eu tinha em relação ao governo, a estruturar, todas elas, eu falava com os secretários. Eu procurava os secretários, procurava o governador, eu procurava as autoridades, mas deixava de colocar a público. Agora nós vamos fazer diferente, nós queremos colocar a público, colocar uma discussão, e poder apresentar alternativas viáveis, pés no chão, para nossa cidade, para nosso Estado”, afirmou parlamentar.
Nicolau externa o projeto na mesma semana em que o presidente da ALE-AM, Josué Neto, conseguiu autorização para sair do PSD.
Com a saída de Josué, Nicolau se tornou o principal nome da sigla no Estado, depois do presidente estadual, senador Omar Aziz.
Bandeiras
A assessoria de Nicolau divulgou nesta tarde de quinta-feira o que seria as principais bandeiras do projeto:
- Na saúde, o parlamentar citou a ampliação da cobertura populacional de saúde básica para 85%; a nova Maternidade Moura Tapajóz com 280 leitos; a criação do Hospital Municipal de Manaus; e a implantação dos CAIS (Centro de Atendimento Integral à Saúde) em todas as zonas da cidade, reunindo prevenção, consultas e exames num só lugar.
- Para a educação, o projeto defende a manutenção das políticas que tiraram Manaus da 20ª para a 9ª posição no ranking da educação pública do país.
- Ampliar unidades do Cime (Centro Integrado Municipal de Educação) é outra meta estabelecida pelo ‘Pra Frente, Manaus’.