MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), inaugurou, nesta sexta-feira (7), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo (a 100 quilômetros de Manaus), orçado em R$ 21 milhões e com capacidade para 960 alunos. A obra foi iniciada em 2014, durante o governo de José Melo e deveria ter sido entregue dois anos depois, o que não ocorreu.
No município, o governador também anunciou que irá retomar a distribuição gratuita de fardamento e material escolar para alunos da rede estadual, além de obras no sistema viário da cidade.
O novo Ceti é a quarta unidade do modelo entregue pela atual gestão. “Esse daqui de Presidente Figueiredo custou R$ 21 milhões e com recursos próprios. É uma unidade com infraestrutura melhor do que qualquer unidade da rede particular que a gente tem no estado do Amazonas. A gente tem piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra, biblioteca, laboratório de informática e segunda feira as aulas já começam aqui”, destacou o governador.
Durante a solenidade, Wilson Lima anunciou que o Estado vai retomar a distribuição de fardamento e material escolar para o ano de 2020.
“A gente vai entregar esse ano fardamento para os alunos, tanto da capital quanto do interior, e também o kit escolar, que eram entregas que não eram feitas há cinco anos, no caso do fardamento escolar, e quatro anos, no caso do kit escolar, que isso não acontecia”, afirmou Wilson Lima.
Para o ano letivo de 2020, já está programado o atendimento a 420 estudantes no Ceti de Presidente Figueiredo, distribuídos em 12 turmas de 1ª a 3ª série do Ensino Médio. A unidade atende todos os critérios de acessibilidade.
A obra começou em 2014 e deveria ter sido entregue em 2016, mas foi paralisada em 2017 e retomada em ritmo lento em 2018. Durante todo o ano de 2019, a Secretaria de Educação trabalhou para finalizar a obra.
Infraestrutura
Durante a inauguração, Wilson Lima também anunciou que o Governo está preparando dois projetos de infraestrutura, um para o sistema viário do município e outro que deve melhorar a qualidade da estrada que liga Presidente Figueiredo a Balbina.
Abaixo, o vídeo: