MANAUS – O coordenador da bancada do Amazonas em Brasília, senador Omar Aziz (PSD), afirmou nesta quarta-feira (5) que, seja qual for a proposta de Reforma Tributária que será apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro, não será uma luta fácil evitar seu impactos nos interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM).
A declaração foi dada ao ESTADO POLÍTICO após a primeira reunião da bancada neste retorno de atividades no Congresso em 2020.
“Não é tão simples como parece, porque as mudanças são muito radicais. Se muda o contexto de arrecadação do Brasil todo”, disse o senador.
Omar afirmou que uma das grandes preocupações do Amazonas é sobre as mudanças que o Governo Federal pode propor sobre o ICMS.
“[Reforma Tributária] É uma coisa que nos preocupa bastante, não só a nós da bancada, mas há todo mundo que trabalha no estado do Amazonas. Se acabar o ICMS origem/destino a ZFM é altamente prejudicada”, declarou o senador.
Além do que esperar de proposta do governo para a Reforma Tributária, a bancada também tratou de projetos para futuros investimentos no Amazonas.
Segundo Omar, a bancada recebeu informações da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) de que este ano parte desses projetos começaram andar.
“A bancada falou com o pessoal da Sudam hoje e eles já começaram a analisar os projetos que estavam parados, tinham vários projetos lá para serem analisados e que isenta do Imposto de Renda as empresas que querem produzir no Amazonas e isso estava parado há bastante tempo. Obtivemos a informação de que eles começaram a analisar os projetos que estão lá”, disse o senador.
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado