MANAUS – No sétimo dia da paralisação de rodoviários, passageiros do transporte público se revoltaram e depredaram 61 ônibus no Terminal 4 e em seu entorno, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
Os manifestantes utilizaram pedras e pedaços de madeira para depredar os ônibus, chegando a arrancar parte das grades do terminal.
A manifestação iniciou por volta das 7h20, quando motoristas e cobradores resolveram paralisar as atividades. Um ônibus da linha 560 foi parcialmente incendiado na rua Camapuã, que fica em frente ao Terminal 4. O Corpo de Bombeiros conseguiu chegar ao local e conter as chamas, mas a rua foi bloqueada pela população.
Manifestantes gritaram, durante o ato, “Fora, Arthur”.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que os ônibus depredados pertencem às empresas Eucatur, Global Green, Açaí Transportes e Expresso Coroado.
Até às 11h, apenas 510 ônibus estavam nas ruas, dos 850 ônibus que saíram das garagens no início da manhã. Cerca de 100 mil pessoas foram afetadas nessa manhã. Além dos terminais 3 e 4, os motoristas pararam os terminais nos bairros Petrópolis, Vila Marinho, Bairro da Paz e Conjunto Augusto Montenegro.
O Sinetram já acionou a Justiça, informando o descumprimento da liminar e aguarda que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Neste momento, representantes do Sindicato dos Rodoviários, Sinetram e Prefeitura de Manaus estão reunidos na sede do Ministério Público do Trabalho, localizado na avenida Mario Ypiranga, bairro Flores. / J.A.