MANAUS – O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) aplicou multa de R$ 1 milhão a uma usina de reciclagem por emissão atmosférica de gases tóxicos. Segundo o Instituto, a empresa foi autuada, nesta quarta-feira (29), devido ao incêndio ocorrido pela manhã na sede da empresa, localizada na avenida Colantino Aleixo, no Puraquequara, zona leste de Manaus.
De acordo com o gerente de Fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, a equipe técnica esteve no local do incêndio e constatou o crime ambiental.
“Havia emissão atmosférica de gases tóxicos oriundos dos materiais que estavam lá em incineração.
Em função disso, a empresa será multada em R$ 1 milhão por emissão desses gases, e também para que ela evite executar tarefas que possam causar riscos à saúde humana”, disse o gerente.
Após levantamento de documentação, a equipe técnica informou que, apesar da empresa possuir licenças ambientais para coleta, transporte e segregação de resíduos sólidos, a usina estava operando o incinerador sem autorização do órgão.
O Ipaam informou ainda que a empresa será notificada para apresentar o relatório circunstanciado do incidente e, após a liberação da área pelo Corpo de Bombeiros Militar, a equipe de fiscalização do Ipaam retornará ao local para análise e avaliação dos possíveis danos causados ao meio ambiente.