MANAUS – Em campanha por coleta de assinaturas de apoio à criação do Aliança pelo Brasil no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PSD), afirmou neste sábado (25) que vê no partido em formação “uma possibilidade” de chegar ao Executivo. O parlamentar deu a declaração ao comentar a negativa do PSD em liberá-lo para se filiar ao PTB, que era seu plano inicial para o projeto de se candidatar a prefeito de Manaus em 2020.
“Para mim, o PTB não resolve minha questão partidária. Estou preso a um partido, partido que não me deu a carta de desfiliação, e que eu preciso migrar para um novo partido a fim de que possa dar continuidade à minha vida de parlamentar, ou, no caso, se houver uma convergência, uma possibilidade de ir para o Executivo no futuro”, declarou Josué. “Já manifestei minha vontade de ser um filiado. Me sinto muito à vontade para oficializar a minha filiação no partido Aliança pelo Brasil”, completou o deputado mais adiante.
O deputado tentou sem sucesso obter do presidente do PSD, senador Omar Aziz, uma carta de anuência para deixar a legenda. Essa seria uma das formas de trocar de partido sem perder o mandado. Outra forma de não incorrer em infidelidade partidária é ir para um partido novo. É nessa que Josué investe quando concentra suas forças para ajudar a viabilidade a criação do partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Para se viabilizar para disputar as eleições municipais deste ano, o Aliança pelo Brasil precisa reunir 492 mil assinaturas até o final do mês de março.
“Conservador dos bons costumes”
O presidente da ALE-AM afirmou em entrevista à imprensa ser um cidadão “conservador dos bons costumes”, uma das características que o fazem se identificar com os ideais do partido em formação.
“Conservador dos bons costumes, conservador no sentido de defender a família, conservador dentro da religião, que a gente sabe que é tão importante para os católicos, quanto para os espíritas, quanto para os evangélicos. Conservador é conservar a base dos bons costumes para que a sociedade possa crescer e nosso brasileiro, nosso amazonense, tenham dignidade”, disse Josué.
Apoiadores do novo partido de Jair Bolsonaro coletaram assinaturas de apoio à legenda durante todo o sábado em Manaus. A mobilização, que contou com o apoio do presidente da ALE-AM, foi realizada em um dos auditórios do Poder Legislativo, na zona Centro-Sul da capital amazonense.
Além de Josué, também participou do ato, pela parte da manhã, o superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Alfredo Menezes. Padrinho de casamento do presidente da República, Menezes chegou a falar com Bolsonaro por uma chamada de vídeo no celular.