MANAUS – Dois dias após ter declarado que o setor de transporte é o “ponto fraco” de sua gestão, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou que 300 ônibus novos devem começar a circular em Manaus a partir de junho.
O anúncio foi feito na quinta-feira, 23, durante coletiva de apresentação das principais medidas de intervenção no sistema de transporte, realizada na sede da Prefeitura, localizado na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.
“Vamos estabelecer uma política em que entramos com 300 ônibus agora, talvez no final do ano mais um pouquinho, depois o meu sucessor ou sucessora entrarão com mais ônibus novos”, disse Arthur.
Arthur prometeu ainda a criação do Comitê Gestor do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, em substituição ao controle da intervenção; a reforma dos terminais de integração, incluindo o T1; reativação de corredores exclusivos para ônibus; licitação dos executivos e alternativos; além de melhoria na governança do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Empresas com ônibus em pane não terão contrato renovado
Arthur também disse que a renovação da frota é parte de uma das contrapartidas que estarão presentes no contrato de renovação por mais dez anos com as empresas do transporte. Segundo ele, aquelas empresas que possuem veículos com panes mecânicas constantes nas ruas, não terão contratos renovados.
“Vamos renovar, mas não às cegas. A empresa terá que estar em dia com o fisco municipal e aquela que não honrar com seu compromisso de trazer os novos ônibus perderá a validade de seu contrato”, declarou.