MANAUS – Com Manaus nas últimas posições em cobertura básica de saúde entre as capitais, o prefeito Arthur Neto (PSDB) disse que seu trabalho no setor está sendo feito “do melhor jeito”.
“O meu trabalho é assistência básica de saúde. Essa está sendo feita do melhor jeito”, disse o prefeito durante entrevista à radio Mix Manaus, na segunda-feira (21).
Entre as dez cidades mais ricas do Brasil, Manaus está entre as sete capitais com a menor cobertura em Atenção Básica (AB) em saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, a capital do Amazonas dá conta de cobrir apenas apenas 45,79% de sua população.
Estimativa do Ministério da Saúde aponta que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos ainda no nível da atenção primária. No entanto, quando essa cobertura não existe, doenças que poderiam ser evitadas ou até curadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo, se agravam, enviando a população direto para hospitais e prontos-socorros.
5ª cobertura do Norte
Entre as capitais da região Norte, o nível de cobertura em saúde de Manaus é menor que o de Palmas, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista. Ficando na frente de Belém e Macapá.
Quando os números são sobre cobertura em saúde por Equipes de Saúde da Família (ESF), Manaus cai mais uma posição entre as capitais (22ª).
A ESF é uma estratégia adotada no país que garante que equipes de saúde façam visitas nas residências da população, promovendo acompanhamento em saúde em contato regular e direto com as famílias. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.