MANAUS – O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou a antecipação do pagamento de janeiro aos 34 mil servidores públicos municipais. Aproximadamente, R$ 156 milhões serão pagos a partir do dia 23. O anúncio foi feito durante solenidade de pagamento dos primeiros ganhadores da campanha “Nota Premiada Manaus” na quarta-feira, 15.
A decisão considera os gastos típicos dos servidores municipais neste início de ano, como matrículas e materiais escolares, pagamento de impostos, além do distanciamento entre o último salário recebido, antecipado para antes do Natal.
Conforme o calendário definido para 2020, pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o depósito do salário do mês estava programado para acontecer entre os dias 29 e 31. O pagamento segue uma ordem na qual os primeiros a receberem serão os pensionistas, logo após, os servidores das secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e demais secretarias.
“Vamos pagar nos dias 23 e 24. Então, o prefeito Arthur sabendo que os servidores têm muitos compromissos financeiros em janeiro, principalmente, por estarmos completando mais de 30 dias do último pagamento, antecipamos e a prefeitura tem condições para isso”, disse o secretário da Semef, Lourival Praia.