MANAUS – Quinhentos policiais civis e militares estão nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 15, para o cumprimento de 38 mandados de prisão e 160 de busca e apreensão, contra suspeitos de tráfico de drogas em bairros de Manaus.
A operação, batizada de “Domínio da Lei”, já prendeu, segundo o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), Louismar Bonates, dois traficantes na invasão Monte Horebe, localizado na zona Norte de Manaus.
“O objetivo dessa operação é desarticular o crime organizado que está coordenando essas mortes na cidade. Nós já prendemos dois desses principais alvos, que era o “Plenitude”, um dos mandantes dos crimes, e o “Coroa”, que fazia a parte logística da distribuição de armas e nós estamos nesse momento no Monte Horebe cumprindo vários mandatos”, disse o secretário de Segurança em vídeo distribuído à imprensa.
As investigações, segundo a SSP-AM, vêm acontecendo há cerca de três meses.
Coordenação da operação
A operação é coordenada pelo secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, e o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, que estavam desde a madrugada concentrados com as equipes policiais no Comando-Geral da PM, no bairro Petrópolis, zona sul.
Além da Polícia Militar e Polícia Civil, a ação envolve o Corpo de Bombeiros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), que fará barreiras de fiscalização fechando regiões consideradas estratégias e impedindo a saída de suspeitos.
A operação “Domínio da Lei” também envolve servidores do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA).
Logo mais, às 11h, uma coletiva de imprensa será realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus.