MANAUS – O governo do Amazonas pagará, nos próximos dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira) de dezembro, a segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais. Cerca de 80 mil funcionários públicos receberão o benefício, que deve injetar, aproximadamente, R$ 150 milhões na economia.
“Estamos cumprindo o nosso compromisso com os servidores públicos. Diferentemente de alguns estados que ainda não pagaram o décimo e de outros que enfrentam dificuldade para pagar os salários em dia, o Governo do Amazonas está conseguindo administrar as finanças e evitar atrasos nos salários dos nossos servidores”, disse o governador Wilson Lima.
“Considerando que é final de ano, as pessoas devem utilizar esses recursos nas festas, incrementando o comércio e os serviços e trazendo de volta parte desses recursos como arrecadação. Isso faz com que esse valor possa ser potencializado e multiplicado até por duas vezes”, explica o secretário de fazenda Alex Del Giglio.
O governo efetuou o pagamento da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo estadual nos dias 21 e 22 de novembro. Ao todo, após o pagamento da segunda parcela, terão sido injetados R$ 430 milhões na economia.
Calendário
Seguindo o mesmo cronograma da primeira parcela, o Governo do Estado pagará a segunda parcela do 13º no dia 19 de dezembro para servidores dos grupos 1 e 2, abrangendo aposentados, pensionistas, policiais militares, bombeiros, servidores da capital e do interior da Susam e Secretaria de Educação e Desporto, e servidores do interior da Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf. No dia 20, será efetuado o pagamento para os demais servidores, que fazem parte do grupo 3.
O pagamento mensal dos servidores também obedece a esta divisão de grupos, sendo feito sempre em dois dias distintos, até o 5º dia útil de cada mês subsequente. O novo calendário de pagamentos do funcionalismo estadual para 2020 será divulgado no Diário Oficial do Estado.