MANAUS – O Ministério Público Estadual (MP-AM) informou na manhã desta quarta-feira (11) que cumpre mandados de busca e apreensão contra pessoas ligadas a Alejandro Valeiko, enteado do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB).
Segundo a nota, a medida está relacionada à investigação do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues, ocorrido no dia 29 de setembro. O MP-AM não informou ainda os nomes dos alvos dos mandados. O ESTADO POLÍTICO apurou que uma delas seria um cunhado de Alejandro, Igor Gomes Ferreira.
Igor é o proprietário da casa no condomínio Passaredo, na zona Oeste de Manaus, local onde Alejandro morava e onde Flávio foi visto com vida pela última vez, na noite do dia 29 de setembro.
No dia 25 de novembro, Alejandro foi indiciado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por homicídio, por omissão. Outras quatro pessoas também foram indiciadas.
Igor é casado com Paola Valeiko. Ela também foi indiciada pela PC-AM, por fraude processual.
O relatório final da investigação da polícia foi enviado ao MP-AM, que também investiga o caso. O órgão convocou a imprensa para uma coletiva para as 10h da manhã desta quarta-feira.
Dos cinco indiciados, três estão presos: Alejandro, Elizeu da Paz, e Mayc Paredes.
Abaixo, a nota do MP-AM:
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por intermédio da 16ª Promotoria de Justiça com atuação na 2ª Vara do Tribunal do Júri (16ª PJ), realiza, na manhã desta quarta-feira (11), o cumprimento de mandados de busca e apreensão com o objetivo de reforçar as investigações da morte do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, fato ocorrido na noite do dia 29 de setembro de 2019. Os mandados estão sendo cumpridos em residências de duas pessoas ligadas a Alejandro Molina Valeiko. As investigações estão sob responsabilidade dos Promotores de Justiça Igor Starling, titular da 16ª PJ, Armando Gurgel e Edinaldo Medeiros, designados pela Procuradora-Geral de Justiça para atuarem no caso. Os mandados foram expedidos pela Justiça do Amazonas, através da Central de Mandados.