MANAUS – O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei, nesta terça-feira, 5, para instituir no calendário o Dia Nacional do Jejum Oração, Arrependimento e Perdão.
Membro da bancada evangélica da Câmara dos Deputados, Silas quer que a data seja comemorada no dia 12 de outubro. No calendário nacional, o dia 12/10 é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Na justificativa do projeto, Silas não cita o nome da santa, mas usa números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para falar sobre a população do país, passa por dados na UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), relatando o número de crianças e adolescentes fora da escola, e conclui que estas são “o futuro da nação”.
Segundo ele, o Dia Nacional do Arrependimento não será vinculado a nenhuma religião, mas antes cita a “revelação do Espírito Santo do Eterno de Israel”: “Assim como existe o dia do Perdão, Judaico, Yom kippur, assim faremos no Brasil, dia 12 de Outubro, o Dia Nacional de Jejum, Oração, Arrependimento e Perdão”.
Para o deputado, a data servirá para a “população refletir sobre os problemas de educação com as crianças, e possam agregar, facilitando com que cada qual dos responsáveis possa cumprir e fortalecer o seu papel em favorecer a educação de qualidade para as crianças da nação brasileira, o nosso País de amanhã”.
De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o PL de Silas aguarda ser despachado pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Abaixo, o projeto de lei: