MANAUS – O deputado federal Marcelo Ramos (PL, antigo PR) afirmou, nesta quinta-feira, 31, que merece o mais veemente repúdio aqueles que flertam com o autoritarismo. A fala de Ramos é uma reação às declarações do deputado Eduardo Bolsonaro, que defendeu em entrevista à jornalista Leda Nagle medidas drásticas, como “um novo AI-5”, para frear manifestações de rua como as que ocorrem no Chile atualmente.
“O momento é de união do conjunto de democratas brasileiros para reafirmar a democracia como único caminho para superação das nossas crises e para a construção de um futuro de esperança para o povo brasileiro. Vida longa à nossa democracia, vida longa às nossas instituições e o mais veemente repúdio a quem flerta com o autoritarismo”, disse Ramos em vídeo encamihado ao ESTADO POLÍTICO.
Segundo ele, as declarações de Eduardo merecem ser repudiadas “porque parecem simbolizar aquilo que se discute nos porões do Palácio do Planalto”.
“A referência ao AI-5 não é um ataque genérico à democracia, a referência ao AI-5 é um ataque ao parlamento brasileiro, ao STF e a todas as instituições do poder judiciário e do regime democrático. É um ataque aos direitos e garantias individuais, em especial à liberdade de imprensa e ao habeas corpus, todos esses relativizados pelo AI-5, que foi um instrumento de um período obscuro da nossa história”, declarou Marcelo Ramos.