MANAUS – Ao comentar o ponto de vista que vai sustentar na 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, sobre a defesa da Amazônia, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que não é possível proteger a floresta e esquecer a condição de pobreza em que vive o homem do interior.
“Será um momento muito importante. O que nós governadores vamos fazer é defender nosso ponto de vista. E o que eu tenho defendido é a dignidade humana. Enquanto nós não protegermos o ser humano não vamos conseguir continuar mantendo a floresta de pé, como no caso do Amazonas que tem 97% das suas florestas preservadas. Não se protege com pobreza!”, disse Wilson Lima.
O governador integra o grupo de pessoas que acredita que o Amazonas conseguiu manter grande parte da sua floresta preservada graças à população que nela vive e ao desenvolvimento econômico com a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Wilson Lima e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participam na próxima segunda-feira (28/10), em Roma, da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia, evento que será realizado na Pontifícia Academia de Ciências no Vaticano, após o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que encerra no domingo (27/10).
Além de Wilson Lima, a maioria dos governadores Amazônia Legal – que inclui Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão – já confirmou presença no encontro. Entre eles estão o presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e governador do Amapá, Waldez Goes, e os governadores do Pará, Helder Barbalho; de Rondônia, Roberto Rocha; e do Acre, Gladson Cameli.