MANAUS – Em reuniões de prefeitos do Amazonas realizada em Manaus nesta terça-feira (22), o vice-governador e governador em exercício, Carlos Almeida Filho (PRTB), afirmou que a gestão dele e do governador Wilson Lima (PSC) dará fim à histórica dicotomia entre a capital e o interior do Estado.
“Há uma efetiva política de integração, que tem como foco acabar com a dicotomia capital-interior. Entendemos que há uma população, que é a população do Estado do Amazonas. Não a população da capital e a população do interior”, declarou Carlos Almeida na abertura do encontro em um hotel na zona Centro-Sul de Manaus.
Nunca antes
Para o vice-governador, uma das provas desse compromisso com o interior é a distribuição do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas ) para investimentos no setor da saúde. Os municípios receberam até aqui, segundo Carlos Almeida, R$ 87 milhões. A previsão é fechar 2019 com R$ 100 milhões repassados.
“O Fundo jamais tinha sido utilizado para a interiorização. Jamais tinha sido utilizada da forma como está sendo utilizada agora. Todos os prefeitos sabem que a transferência (do FTI) feita fundo a fundo demonstra o compromisso muito claro com a valorização de cada um dos municípios do interior do Estado do Amazonas”, disse o vice-governador.
FTI em todo o governo
Carlos Almeida afirmou aos prefeitos que o repasse de FTI aos municípios é política de governo e será executada durante todo o governo.
“Essa não é uma política transitória. É uma política de governo. Em que o repasse de percentual, como tem sido feito nos moldes atuais, possa acontecer de forma permanente ao longo dos anos. E isso é garantido durante todos os anos do governo Wilson Lima”, informou Carlos Almeida.
O Encontro de Prefeitos dos Municípios Amazonenses é organizado pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM), que é presidida pelo prefeito de Maués, Júnior Leite.
Entre as pautas do evento estão estratégias de ações para a gestão municipal em 2020, novos critérios para assinatura de contratos e o Censo 2020.
Nesta manhã, os prefeitos cobraram do vice-governador mudanças no sistema de repartição do ICMS com os municípios, que para eles está defasado e prejudicando o interior.