MANAUS – A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) se tornou um dos alvos da operação do MP-AM (Ministério Público Estadual) em razão do período que esteve no posto de vice-prefeita de Coari, ao lado do irmão, o prefeito Adail Filho. A explicação foi dada pela procuradora geral de Justiça, Leda Mara de Albuquerque, durante coletiva nesta quinta, 26. Mayara foi alvo de busca e apreensão.
“Contra a deputada, na condição de parlamentar, não há nada. Mas nós não podemos esquecer que ela foi vice-prefeita do município. E ela atuou junto com o atual prefeito em um determinado momento do mandato, então nós temos investigações referentes a esse período, daí porque os mandados de busca e apreensão foram oferecidos contra ela”, disse a procuradora.
A operação investiga uma suposta organização criminosa que teria desviado R$ 100 milhões em recursos públicos por meio de contratações fraudulentas. Adail Filho é apontado como líder do esquema e foi preso no início da tarde desta quinta-feira.
A deputada eleita pelo PP foi a mais votada do pleito, com 59 mil votos. Mayara é filha do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, e foi eleita vice-prefeita do município em 2016.
Outro lado
Em nota, a deputada estadual Mayara Pinheiro classificou como “desnecessária” a prisão de Adail Filho e defendeu à administração do irmão. A parlamentar não comentou o fato de ter sido alvo de busca e apreensão.
Abaixo, a nota divulgada pela assessoria da deputada:
A Deputada Dra Mayara (PP) reforça, o que já foi expresso em nota emitida pela prefeitura sobre o caso, testemunhando a quantidade de vezes em que o prefeito Adail Filho se colocou a disposição para, inclusive pessoalmente, sanar todas as dúvidas dos órgãos de controle. Considera o pedido de prisão temporária uma decisão desnecessária devido a disposição do prefeito em manter a transparência, e que mesmo diante desta situação seu irmão dá novamente provas de seu respeito ao judiciário e ao MP. É dever do Ministério Público questionar qualquer ato, mas ao ter pleno acesso aos autos, o prefeito responderá com provas e documentos, e a justiça comprovará de forma inequívoca a forma dedicada com que tem administrado o município. A aprovação do povo ao seu mandato é prova também de sua probidade e responsabilidade diante da administração. Coari voltou a ser uma cidade desenvolvida e por isso vamos permanecer atentos para que o interesse do povo não seja novamente desrespeitado para atender interesses escusos de quem manobra para ver o prefeito fora de sua função. Basta lembrar que recentemente ele denunciou um esquema que buscava se articular para enganar justiça e a imprensa com testemunhos falso para tirar a ele, a mim (na época vice-prefeita) e o presidente da Câmara.