MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), divulgou ter conversado com o ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, na noite de domingo (22), em Nova Iorque, sobre projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. De acordo com Wilson, o ministro deu mostras de que seu país tem interesse em manter parcerias com o estado do Amazonas e apoiar futuros projetos, independentemente do Fundo Amazônia.
“A Noruega e a Alemanha são os dois principais financiadores do Fundo Amazônia. E representantes dos dois países já estiveram no Amazonas conhecendo os projetos desenvolvidos e, pela conversa com o ministro da Noruega, sentimos que eles entenderam a importância dos projetos e por isso estão dispostos a continuar trabalhando em parceria com o estado do Amazonas, ainda que o Fundo Amazônia deixe de desistir. Agora, o que nós esperamos é que nossa relação com a Noruega e outros países se fortaleça e que o Fundo Amazônia continue. Aí nós vamos ter duas frentes de financiamento para ações que promovam o desenvolvimento sustentável”, declarou o governador.
Outros Fundos
O Banco Mundial quer desenvolver, em parceria com Alemanha e França, um fundo para financiar projetos que promovam o avanço de ações de regularização fundiária na Amazônia, uma das medidas defendidas pelo governador Wilson Lima.
“Essa agenda aqui em Nova York tem sido importante para o Amazonas. Estamos, no Governo do Estado, participando efetivamente das discussões em torno do Fundo Amazônia e também da abertura de novas possibilidades de parcerias e investimentos. Já temos alguns bons encaminhamentos e essa sinalização do BID é fundamental”, afirmou Wilson.
Wilson foi até Nova Iorque a convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência de desenvolvimento global da ONU.