MANAUS – O deputado estadual de oposição, Dermilson Chagas (PP), cobrou na manhã desta terça-feira, 10, que a reunião para ouvir o empresário Francisco Dantas seja pública.
“O que venho pedir aqui é transparência, que não seja uma discussão a portas fechadas. Mas uma discussão no plenário. Onde a imprensa, a sociedade possa ouvir da boca do empresário aquilo que ele afirmou ao Ministério Público do Tribunal de Contas. Estamos falando de dinheiro público”, afirmou Dermilson.
Segundo os deputados, a audiência com o Dantas está marcada para quarta-feira, 11, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). A comissão é presidia pela deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), da base do governo.
De acordo com a assessoria de Therezinha, todos os deputados poderão participar da reunião. Quanto ao horário e à dinâmica da reunião, a assessoria informou que ainda serão definidos entre os parlamentares.
Há duas semanas, o empresário denunciou ao procurador de Contas Carlos Alberto Almeida a interferência indevida de agentes políticos e deputados na execução de um contrato de transporte escolar que a empresa dele, a Dantas Transportes, mantém com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
No depoimento, Dantas fala inclusive em pagamento de mensalinho.
O procurador Carlos Alberto Almeida é pai do vice-governador do Amazonas, Carlos Alberto Almeida Filho.
Com base nas informações de Dantas e em outras denúncias de irregularidades no contrato de transporte escolar da Seduc, o procurador apresentou uma representação contra o então titular da pasta de Educação, Luiz Castro.
Dias depois, Luiz entregou o cargo ao governo.