MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou nesta segunda-feira (2), que o maior problema que o governo estadual tem enfrentado é o transporte escolar. A declaração de Wilson ocorre após a saída do então secretário estadual de Educação, Luiz Castro, que entregou o cargo na sexta-feira (30).
“No momento, o maior problema que temos enfrentado está relacionado ao transporte escolar. Quando assumimos o governo, não havia nenhum plano referencial a este tema. Tivemos que georreferenciar todos esses trajetos do transporte escolar no Amazonas, principalmente o do interior, que é o mais preocupante, e já temos um processo pronto”, disse Wilson após anunciar o nome do novo titular da Seduc, o professor e doutor em Engenharia, Vicente Nogueira.
Uma semana antes, um empresário da área de transporte escolar relatou ao Ministério Público de Contas (MPC) a existência de “agentes públicos” que cobram “mensalinho” de R$ 20 mil por uma alegada influência na contratação de sua empresa junto ao Governo do Estado.
A denúncia consta em uma representação do MPC junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), datada do último dia 22. O empresário é Francisco Luiz Dantas da Silva. Ele é dono da empresa Dantas Transportes.
Segundo Wilson Lima, entre as prioridades de Nogueira na Seduc-AM está a missão de solucionar o problema do transporte escolar.
“Nesta semana, ele já começa a tomar par das situações da secretaria e, na semana vem, deverá apresentar um plano de trabalho”, afirmou o governador.