MANAUS – A deputado estadual e líder do Governo do Amazona na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), Joana Darc (PL), disse nesta quarta-feira (28) que a decisão do secretário de Educação, Luiz Castro, de entregar o cargo foi uma “atitude acertada”
“Achei uma atitude acertada do ex-secretário Luiz Castro em se afastar da Seduc. Porque nós sabemos que nessas questões, a gente tem questões não só jurídicas e de legalidades, mas também questões políticas. Ele precisa se afastar para que a Seduc possa continuar o processo de sindicância, de fiscalização dos contratos. Mas também para que ele possa se defender, para que ele possa cuidar da sua saúde”, disse Joana.
Desde que assumiu o cargo de secretário de uma das pastas com maior orçamento (R$ 3 bilhões), Luiz se tornou alvo principal dos opositores do governo.
O último desgaste foi um relato do empresário Francisco Dantas, feito ao procurador de Contas junto ao Tribunal de Contas (TCE-AM), Carlos Alberto Almeida, de que paga mensalinho a pessoas (que ele não identifica) por conta de um contrato de mais de R$ 40 milhões com a Seduc.
O depoimento foi gravado em vídeo por Carlos Alberto Almeida, que é pai do vice-governador, Carlos Alberto Almeida Filho. Trechos da gravação foram divulgados pelo blog da jornalista Rosiene Carvalho.
Apesar do depoimento do empresário não citar e nem apontar de forma direta para alguma responsabilidade de Luiz, o secretário viu no ocorrido a hora certa de colocar um ponto final na sua participação no governo de Wilson e Carlos.
Outra deputada da base, Alessandra Campelo (MDB) afirmou que, politicamente, a permanência de Luiz era insustentável. A parlamentar lembro da parceria que sempre teve com o ex-deputado na ALE-AM e se disse solidária a ele.
“Acho que a decisão dele foi acertada. A permanência dele, politicamente, se tornou insustentável na secretaria. Acho que ele vai poder se defender melhor fora do cargo. Acho que ele acertou. Acredito que o tempo é o senhor da razão. Quero aqui me solidarizar com o colega Luiz Castro”, declarou Alessandra.