MANAUS – O lançamento do programa “Amazonas Presente”, que levará ações do Executivo Estadual à população de municípios do Alto Solimões, terá seu início adiado do dia 27 para 28 de agosto (quarta-feira).
A mudança de data ocorre em razão da reunião entre o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e o presidente Jair Bolsonaro (PSL), agendada para esta terça-feira, em Brasília. No encontro, será debatido com governadores de estados da Amazônia as medidas de combate a queimadas na região.
Nesta edição, o programa terá ações nos municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença (a 1.106, 1.136, 1.119 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente). O gabinete provisório do governador será instalado em Tabatinga no dia 28 de agosto, quando ele chegará à tarde, após visita ao Pelotão Especial de Fronteira Ipiranga, do Exército, e cumprir agenda em São Paulo de Olivença.
Mesmo com o adiamento do início da programação com a presença de Wilson Lima, alguns serviços do Governo já começam a ser prestados na terça-feira (27), como a emissão de RG e certidão de nascimento por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc), das 8h às 16, no Cetam de Tabatinga.
A segunda edição do programa “Amazonas Presente” reúne 17 secretarias de Estado.
Wilson visita Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte
No dia 28, após visita ao pelotão do Exército, o governador Wilson Lima seguirá para São Paulo de Olivença, onde anuncia obras de infraestrutura e na área de educação, visita a unidades hospitalares. Ele também participa de evento do setor primário, com a entrega de certificados de cursos sobre piscicultura e de kits feira, liberação de financiamento a agricultores familiares e de fomento a seis associações agrícolas do município e também de Fonte Boa.
À tarde, Wilson Lima chega a Tabatinga, onde instala seu gabinete provisório e segue agenda extensa, que inclui ações de liberação de crédito; formalização de termos de cooperação com a Associação Amazonense de Municípios (AAM) para elaboração de planos de desenvolvimento; lançamento do programa de hidrometização da Cosama; e entrega certificados a mototaxistas que concluíram curso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
Ainda em Tabatinga, o governador entrega ajuda humanitária na comunidade Umariaçu e retorna para a sede do município, onde anuncia retomada de obras escolares e, sem seguida, por volta das 19h, se reúne com forças de segurança do Alto Solimões.
Benjamin Constant – No dia 29 de agosto, quinta-feira, o governador desembarca cedo em Benjamin Constant, onde inaugura o primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) da cidade; entrega kis feira e certificados a 50 produtores que concluíram curso na área de piscicultura; e libera crédito a pescadores artesanais. Na programação, há ainda visita a unidades hospitalares e entrega de purificadores de água do sistema Salta Z.
No final da tarde, Wilson Lima retorna a Tabatinga, onde firma 17 convênios, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), com prefeituras municipais da região do Alto Solimões, totalizando repasses de R$ 1.133.400,00. O governador também lança uma chamada pública para entreposto de pescado e entrega kits feira e certificados a produtores que participaram de curso de piscicultura. No início da noite, ele participa da aberta do Festival das Tribos (Festisol 2019).
Atalaia do Norte – No dia 30 de agosto, o governador Wilson Lima segue logo cedo para Atalaia do Norte, onde entrega ajuda humanitária e visita o Hospital São Sebastião e a Escola Estadual Pio Veiga. Na programação, há ainda inauguração de hotel que foi construído com financiamento da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), libera crédito e fomento, anuncia pacote de obras e entrega purificadores de água Salta Z.
Na área de produção rural, produtores de Atalaia recebem certificados de conclusão de curso na área de piscicultura, além de kits feira e recursos do Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), gerido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).
À tarde, a programação encerra em Tabatinga, com visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reinaugura o Centro de Parto normal da Maternidade Enfermeira Celina Villarez Ruiz, onde a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) também inaugura novo sistema de gestão hospitalar e realiza mutirão de laudos para exames de mamografia e ginecológico.
Os últimos compromissos em Tabatinga serão uma visita às obras do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da cidade e, por volta das 19h, reunião com prefeitos do Alto Solimões.