MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), assinou na manhã deste sábado (24) uma carta destinada ao Governo Federal, onde pede apoio material para o combate ao desmatamento no Amazonas e aumento de fiscalização para combater as queimadas.
A assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.
Em entrevista à imprensa, Wilson afirmou que terá um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (27), para tratar do tema. Após a assinatura da carta, o governador seguiu para o Sul do Amazonas, onde realizará sobrevoo para averiguar a situação das queimadas.
Além de Wilson, o restante dos governadores da região amazônica (todos os do Norte mais Mato Grosso e Maranhão) pediram ao presidente uma reunião de urgência para tratar das queimadas na área de floresta.
“A gente já assinou uma carta em conjunto com os governadores da Amazônia, do nosso consórcio e estamos encaminhando individualmente as cartas. Na terça-feira, nós temos uma agenda marcada com o presidente para nós traçarmos essas ações que devem ser desenvolvidas nos estados”, disse Wilson.
O ofício também solicita providências imediatas para viabilizar a cooperação dos governos estaduais da Amazônia Legal com o Governo Federal.