MANAUS – Em entrevista na GloboNews, nesta sexta-feira (23), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que “há exagero” da imprensa internacional na cobertura das queimadas na Amazônia.
“É preciso que a gente comece a fazer uma diferenciação. Há de fato um exagero em relação ao que propaga a mídia internacional ao que está acontecendo na Amazônia. Eu já vi várias manifestações de pessoas influentes, de artistas, de personalidades, gente que fala do que às vezes nem conhece e com posições muito contraditórias daquilo que é realidade na Amazônia”, disse o governador, que é jornalista.
Na entrevista de 9 minutos, Wilson falou das ações que o Amazonas tem adotado para combater as queimadas.
“Nós estamos fazendo um levantamento sobre o que aconteceu e quem são os principais responsáveis desse aumento e esse levantamento preliminar mostra que há um indicativo de que essas queimadas estão sendo feitas no início, naturalmente, do período de estiagem como acontece todos os anos, para atividade pecuária e para atividade madeireira. Há também, em certo grau, a questão da especulação imobiliária e são, então, fatores conjugados que facilitam essa ação”, disse Wilson.