MANAUS – Associações de profissionais do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal, entre outras, realizam nesta sexta-feira, às 14h, uma manifestação em frente à sede da Justiça Federal em Manaus contra o Projeto de Lei nº 7.596/2017, conhecido como nova lei de abuso de autoridade. As associações manifestam repúdio ao texto aprovado pela Câmara na semana passada e pedem que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) vete a medida.
Além de membros da Justiça Federal, Ministério Público Federal e Polícia Federal, também participam do ato, em Manaus, membros da Polícia Civil, do Ministério Público do Trabalho e da Receita Federal.
A lei lista uma série de ações que poderão ser consideradas crimes, com penas previstas que vão de prisão de três meses até quatro anos, dependendo do delito, além de perda do cargo e inabilitação por até cinco anos para os reincidentes. A lei vem sendo apontada pelos representantes das categorias afetadas como uma reação da classe política a operações recentes contra corrupção, como a Lava Jato.