MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse nesta terça-feira (20), que a obra do Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), na zona centro-sul de Manaus, será concluída em 2020. O anúncio do prazo para conclusão da obra foi feito pelo chefe do Executivo durante visita ao local.
A construção da unidade iniciou em 2014, mas não teve continuidade porque os repasses de recursos da contrapartida estadual não foram feitos pelas gestões anteriores, chegando a ser totalmente paralisada em 2017.
“Nós estamos visitando uma obra que, quando concluída, vai ser referência no atendimento de hematologia no Norte do Brasil. Hoje a estrutura do Hemoam funciona dentro do seu limite, atende, inclusive, além da sua capacidade. Mas faz isso tendo esse compromisso com o cidadão, tendo esse compromisso com o paciente. Quando assumimos o governo, apenas 30% dessa obra estavam concluídos. A gente já conseguiu avançar em torno de 15 a 20%. A expectativa é que no ano que vem nós possamos entregar esse prédio para aumentar essa capacidade de atendimento”, afirmou o governador.
Com a conclusão do Hospital do Sangue, os pacientes em tratamento devem passar de 1.200 para quase 3 mil. A quantidade de consultas realizadas por ano vai passar de 26 mil para 78 mil. O Hospital do Sangue vai triplicar a assistência hematológica e oncohematológica do Amazonas.
“Há uma demanda muito grande para uma oferta pequena no Estado do Amazonas. Com a inauguração dessa unidade nós vamos, com certeza, resolver esses problemas de atendimento. A entrega desse prédio, que deve acontecer no ano que vem, é apenas uma etapa. Nós estamos trabalhando em outras frentes, na aquisição de equipamentos, na qualificação de profissionais, para que essa estrutura possa funcionar plenamente, com os equipamentos e com o pessoal”, declarou Wilson Lima.
Repasse de recursos
A retomada da obra foi possível graças ao primeiro repasse, nesta gestão, da contrapartida estadual desde que a obra foi iniciada, em junho de 2014. Em 2017 a obra foi completamente abandonada. O valor total do investimento na construção do hospital – onde os trabalhos foram reiniciados este ano após nova licitação – é de R$ R$ 39.821.126,44, com recursos de emenda federal já liberada junto à Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado.
Ampliação do atendimento
O complexo contará, ao todo, com 190 leitos para o tratamento das doenças do sangue, como as leucemias e anemias falciformes e para atender pacientes oncológicos. Desse total, 157 são para internação e outros 33 destinados aos pacientes transplantados, emergenciais ou que necessitam de isolamento.