MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reinaugurou, nesta sexta-feira (16), o Hospital Regional Doutor Hamilton Cidade, em Manicoré (a 330 km em linha reta de Manaus). A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 295 mil para melhorias estruturais e adequações nas instalações. Com mais repasses do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) do Estado ao município, o hospital melhorou a qualidade no atendimento e retomou serviços como a mamografia, que não funcionava regularmente há um ano.
“Nós constatamos a reativação de alguns serviços que estavam parados, que é o caso da mamografia, dando essa atenção à mulher. O preventivo também, a mulher que vem fazer o preventivo já sai com o resultado no mesmo dia. Isso é importante, porque no momento em que é detectado algum problema de saúde ela já começa o tratamento precocemente e as chances de cura e de recuperação são muito grandes”, disse o governador.
Foram liberados para Manicoré, em 2019, R$ 1.393.171,52 do FTI. O valor foi dividido em quatro parcelas, das quais duas já foram repassadas ao município.
Melhorias estruturais
A unidade de saúde recebeu reparos na hidráulica, elétrica, reforma predial e adequações nas instalações, incluindo troca de peças sanitárias, aparelhos de ar condicionado, chuveiros e telhas. “Se tem o material humano e a estrutura não melhorar, não adianta nada. Então com esse investimento melhorou bastante. A gente agradece”, disse o auxiliar administrativo Juciney Rosas.
Desde o início desta gestão o hospital, que possui 60 leitos, atende com cirurgião, anestesista, ginecologista e obstetra 24 horas por dia, e não apenas em plantões, como era feito anteriormente. A quantidade de atendimentos diários chega a 180, entre moradores de Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda e da área rural de Humaitá. São realizadas, de terça a sexta-feira, de três a quatro cirurgias gerais por dia, além de outras duas de ginecológicas.
“Essa reforma foi de suma importância. Nós sofríamos muito com a unidade, principalmente na parte elétrica e na parte hidráulica, alguns banheiros sem funcionamento. A parceria do Estado é fundamental”, disse a a secretária de saúde do município, Patrícia Nascimento., ao destacar que, com o reforço de 26 funcionários do Estado efetivos, o hospital tem mantido funcionamento adequado.