MANAUS – A CPI do BNDES pode votar nesta quarta-feira (6) a convocação dos ex-presidentes Luíz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, em requerimentos apresentados pelo deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo, do PSL.
De acordo com o deputado, o depoimento dos ex-presidentes é fundamental para esclarecer fatos relacionados aos empréstimos do BNDEs entre os anos de 2003 a 2015.
“Nos depoimentos de pessoas envolvidas nos contratos do BNDES, os ex-presidentes foram citados várias vezes”, explicou Pablo. “Por isso chegou a hora de ouvir as explicações de Lula e Dilma”, acrescentou.
A informação que mais interessa aos deputados, ao convocar os dois ex-presidentes para depor, são os empréstimos do banco a países como Cuba, Venezuela e Angola, realizados durante as gestões de Lula e Dilma.
O relator da CPI do BNDES, deputado Altineu Cortez (PR-RJ), disse ser favorável ao convide aos ex-presidentes. “Precisamos levantar todas as informações da caixa preta do BNDES”, afirmou. “Lula e Dilma são peças chave para concluirmos as investigações”, ressaltou Altineu.