MANAUS – Ex-servidora da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Ana Cláudia da Silveira disse em depoimento nesta terça-feira (6) que conheceu o médico Mouhamad Moustafa na recepção da secretaria, acompanhado do empresário e irmão do ex-governador Omar Aziz (PSD), Murad Aziz.
“Conheci ele (Mouhamad) com o senhor Murad. Ele me apresentou como se fossem primos. Depois vim saber que não eram primo”, disse Ana Cláudia.
A ex-servidora é acusada de receber dinheiro de Mouhamad para facilitar o andamento dos processos de pagamentos dos contratos do empresário dentro da Susam.
Ana Cláudia disse que Mouhamad era uma pessoa de conversa fácil e que por isso fez amizade com ele, mas que nunca recebeu dinheiro dele. Segundo a ré, Mouhamed ajudava “todo mundo” na Susam. Inclusive auxiliando no tratamento da mãe dela, que é cardíaca.
“Ele era assim, tomava conta da vida da gente”, afirmou Ana Cláudia. Ela negou que fosse protegida de Mouhamad ou ter pedido algum favor de secretários para favorecer Mouhamad.
A Justiça Federal iniciou nesta terça-feira uma série de audiências dos réus no processo da Maus Caminhos, alvos das fases denominadas Custo Político e Estado de Emergência. Ana Cláudia foi a primeira a depor.
A Maus Caminhos apura um esquema de corrupção que desviou pelo menos R$ 104 milhões do setor da saúde no Amazonas, entre 2014 e 2016. Mouhamad é apontado como principal operador dos crimes, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF).