MANAUS – O vereador de oposição da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Chico Preto (sem partido), disse nesta segunda-feira (5) que, fazendo uma “conta de padeiro”, as empresas de ônibus deixaram de comprar, em 6 anos e meio, pelo menos, 400 ônibus novos.
Segundo o vereador, de cada passagem paga, 30 centavos devem ser destinados para cobrir despesas com a renovação da frota. Nas contas de Chico Preto, de 2013 a 2018, esses centavos totalizaram R$ 240 milhões, o suficiente para comprar 600 ônibus novos.
O vereador criticou a Prefeitura de Manaus, que tem o dever de fiscalizar o cumprimento do compromisso de renovar a frota e, para ele, não o faz. “Vem agora a pergunta: quantos ônibus foram trocados na gestão do prefeito Arthur Neto? Eu lhes repondo: 195 ônibus”, disse Chico Preto.
O vereado ironizou o discurso agressivo do prefeito na semana passada contra os empresários do setor.
“Depois de 6 anos e meio, o prefeito se espantar com isso. E em uma entrevista, ele demonstrar todo seu incômodo, seu constrangimento, porque os empresários não estão honrando o papel que lhes cabe. Depois de 6 anos e meio? Faltando um ano e meio para o final da sua gestão? Aquele chilique que se viu. Por favor, aquilo ali não serve para nada. O que o prefeito precisa agora é buscar recuperar essa dívida que sua gestão tem, porque quem fiscaliza transporte coletivo é a prefeitura”, afirmou Chico Preto.