MANAUS – A Polícia Federal divulgou na tarde desta terça-feira (23) que apreendeu, até o momento, 16 veículos avaliados em R$ 1,8 milhão, durante a operação Vertex, desdobramento da operação Maus Caminhos, realizada na sexta-feira (19). Entre os automóveis apreendidos, o de maior valor, segundo a PF, é uma Mercedez-Benz GLC, avaliada em R$ 259,9 mil.
Os números foram divulgados pela PF por meio de nota que traz um balanço da operação Vertex.
Foram expedidos, segundo a PF, 10 mandados de prisão temporária, sendo 9 cumpridos na sexta.
“Uma das pessoas investigadas não foi localizada na hora que foi realizada a deflagração da operação policial, mas apresentou-se na sede da Superintendência da Polícia Federal no Estado do Amazonas no mesmo dia (19/07/2019), onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela Justiça Federal em relação a ela”, diz trecho da nota.
A Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, 18 de bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas e 7 de sequestro de bens móveis e imóveis.
Presos
Na sexta-feira, a PF prendeu a ex-primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, esposa do senador Omar Aziz. Além dela, foram presos os irmãos de Omar – Amim, Murad e Mansour. Foram presos também Nafice Bacry Valoz, Jose Renato de Lima, Ricart Campos Marques, Paulo José Gomes da Silva, Josenário Baracho de Figueiredo.
Nejmi deixou a prisão no final da tarde de domingo (21), após conseguir um habeas corpus. Os irmãos de Omar seguem presos.
Nome da Operação
O nome da Operação policial é sinônimo da palavra vértice e significa o ponto mais alto, o ápice, correspondendo ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes pelo governador à época da criação da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos.