MANAUS – Presos nesta sexta-feira (19) durante a operação Vertex, desdobramento da operação Maus Caminhos, da PF (Polícia Federal), os irmãos do senador Omar Aziz e sua esposa, Nejmi Aziz, foram transferidos para o CDPM2 (Centro de Detenção Provisóriaa Masculino) e CDPF (Centro de Detenção Provisória Feminino), respectivamente.
A informação foi divulgada ao ESTADO POLÍTICO pela Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) nesta tarde. Os dois presídios ficam localizados na BR-174.
Fugindo do padrão das outras fases da operação Maus Caminhos, Nejmi e os irmãos de Omar – Amin, Murad e Mansour Aziz – fizeram exame de corpo de delito na sede da Superintendência da PF, localizada no bairro Dom Pedro, e de lá seguiram direto para as penitenciárias.
Operação
Na nova fase da operação Maus Caminhos, batizada de Vertex, a Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta sexta-feira (19) 9 mandados de prisão temporária.
Foram cumpridos também 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (aproximadamente R$ 92,5 milhões), 7 mandatos de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pela Justiça Federal, que, após parecer do Ministério Público Federal, deferiu representação do Delegado de Polícia Federal que preside a investigação.
A operação está sendo executada pela Polícia Federal, além do Amazonas, nos estados de São Paulo e Brasília. A operação, iniciada em 2016, investiga desvios de recursos da Susam (Secretaria de Estado de Saúde).
Nome
O nome da Operação policial – Vertex – é sinônimo da palavra vértice e significa o ponto mais alto, o ápice, correspondendo ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes pelo governador à época da criação da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos.