MANAUS – O pedido de uma instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o excesso de dispensas de licitação no governo de Amazonino Mendes já obteve sete das oito assinaturas necessárias para sua abertura.
A proposta, de autoria do deputado Sabá Reis (PR), foi apresentada na manhã desta quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) e conta com as assinaturas dos seguintes deputados: Abdala Fraxe (PODE), David Almeida (PSB), Francisco Souza, José Ricardo Lula (PT), Luiz Castro (REDE), Sabá Reis (PR) e Serafim Corrêa (PSB).
Segundo o deputado Sabá Reis, em cinco meses de governo, Amazonino Mendes realizou mais de 170 dispensas de licitação, que somam R$ 199 milhões, e quase 50% de todos os contratos firmados pelo poder executivo estadual.
O líder do Governo, deputado Dermilson Chagas (PEN) defendeu, durante discurso, que a proposta de CPI investigue, além das licitações do Governo de Amazonino, as de governos passados. O presidente da Casa, deputado David Almeida o interrompeu e afirmou: “Ninguém vai brincar de investigar não. Inclusive, pode apresentar pedido de CPI no período em que fui governador interino”, disparou.