MANAUS – A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil, prendeu 84 pessoas por crimes que tiveram como vítimas crianças ou adolescentes, no primeiro semestre deste ano. Do total de prisões, 61 foram em flagrante e 23 em cumprimento de mandados solicitados judicialmente e cumpridos durante operações policiais.
Nesse período, a Depca realizou 25 operações. Entre as de mais destaque estão a “Luz na Infância IV” – operação nacional que apura crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet – e a “Araceli”, deflagrada pela Especializada contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil em Manaus.
Entre os principais crimes investigados pela Depca, neste primeiro semestre, estão estupro, divulgação e pornografia infantil, importunação, maus tratos e abandono de crianças e adolescentes.
Para a titular da Depca, delegada Joyce Coelho, o número de prisões e operações reflete, entre outros, o grau de confiança da população no trabalho realizado pelos órgãos do sistema de Segurança do Amazonas.
“A gente vê que o aumento de prisões reflete diretamente a confiança da população. Tinha coisas que as pessoas minimizavam, principalmente de crimes sexuais, e não denunciavam porque achavam normais ou achavam que não ia dar em nada. Quando a pessoa vê que está havendo uma repressão nesse sentido, acaba estimulando novas denúncias, novas investigações e mais prisões”, disse a delegada da Especializada.
Denúncias – A delegada Joyce Carvalho ressaltou a importância da participação da sociedade para o combate aos crimes que têm como vítimas crianças e adolescentes e pede que a população denuncie situações suspeitas.
O relato de casos pode ser feito diretamente à Depca, na rua 6, nº 1, conjunto Vista Bela, bairro Planalto, na zona centro-oeste; pelo e-mail [email protected]; e pelo telefone (92) 3656 8575.
O cidadão também pode denunciar utilizando o Disque 100, do Governo Federal, e 181, número da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).