MANAUS – A DPE-AM (Defensoria Pública do Estado do Amazonas) registrou 117.228 atendimentos da área de Direito de Família nos primeiros cinco meses de 2019. O número equivale a quase metade do total de atendimentos da instituição, que soma 243.679 no mesmo período.
Os casos de família representam a maior demanda da Defensoria e, nos primeiros cinco meses deste ano, equivalem a 48,10% do total. Em 2018, esta área contabilizou 106.430 atendimentos no mesmo período, registrando um crescimento de 10,15% de um ano para o outro.
A meta da DPE-AM é agendar via telefone, atender em horário marcado e resolver as questões de quem utiliza os serviços da instituição em todas as suas unidades.
Disk 129
Para que o novo modelo de atendimento da DPE-AM se tornasse realidade foi necessário ampliar o atendimento via Disk 129, que agora conta com 22 atendentes trabalhando na central de telefones.
Com a ampliação, o Disk-129 completou um ano, em setembro de 2018, com a marca de 50.846 atendimentos, considerando todas as pessoas que ligaram e foram orientadas, e 30.269 agendamentos para as três primeiras unidades a receber o novo sistema.
No balanço de 2018, o serviço fechou o ano com a soma de 57.932 atendimentos, sendo 33.393 agendamentos, 12.087 encaminhamentos e 12.452 informações.
Nos primeiros cinco meses de 2019, o número de atendimentos do serviço é de mais 34.340.